|
Hoje é Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta terça-feira (18), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que está em visita de Estado a Brasília. Durante a visita, os dois líderes realizaram reuniões de trabalho no Palácio do Planalto, com o intuito de fortalecer a cooperação bilateral em diversas áreas. À noite, participaram juntos da cerimônia de entrega do Prêmio Camões de Literatura, que será concedido a Adélia Prado, representada por seu filho Eugênio Prado.
Além do presidente português, o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, também está em visita oficial e presidirá, ao lado de Lula, a 14ª edição da Cúpula Brasil-Portugal, nesta quarta-feira (19). O evento reunirá autoridades de alto nível dos dois governos para discutir temas como defesa, segurança, comércio, meio ambiente, saúde, entre outros. Na ocasião, estão previstas assinaturas de atos bilaterais e uma declaração à imprensa.
O fortalecimento das relações entre Brasil e Portugal vai além da tradição histórica, com ambos os países mostrando interesse em expandir a cooperação em áreas estratégicas como ciência, tecnologia e educação. A Presidência brasileira destacou, em comunicado, que o Brasil se posiciona como um ator relevante para o futuro econômico de Portugal. Em 2025, os dois países celebrarão os 200 anos de relações diplomáticas.
Com mais de 500 mil brasileiros vivendo em Portugal e cerca de 150 mil portugueses no Brasil, os laços entre as duas nações se traduzem também em uma forte corrente comercial. Em 2024, o comércio bilateral atingiu US$ 4,7 bilhões, com um superávit de US$ 2,1 bilhões para o Brasil. A cúpula e a visita de alto nível reiteram a importância da parceria estratégica entre os dois países. (Com informações Agência Brasil)
