| Hoje é Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026.

Denúncia contra Bolsonaro adia jantar entre ministros do STF e Lula

Encontro, que já havia sido adiado, foi novamente postergado diante da expectativa pela denúncia da PGR contra o ex-presidente.
Facebook WhatsApp
Ampliar
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) 23/10/2024. Foto: GUILHERME DIONíZIO/ESTADÃO CONTEÚDO Por: Editorial | 18/02/2025 14:10

A expectativa pela denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que deve ser apresentada nos próximos dias pela Procuradoria-Geral da República (PGR), levou ao novo adiamento do jantar entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O evento estava inicialmente previsto para dezembro do ano passado, na residência do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso. No entanto, a reunião foi cancelada devido à cirurgia de emergência à qual Lula precisou ser submetido. Com o fim do recesso, Barroso tentou reagendar o encontro para esta quarta-feira (19), mas a iminência da denúncia contra Bolsonaro fez com que o evento fosse novamente colocado em espera.

A decisão foi influenciada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, que também havia sido convidado, mas sinalizou que não compareceria para evitar interpretações equivocadas. Gonet finaliza os ajustes da denúncia que será encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF. A expectativa é que a PGR apresente a acusação até o fim do mês, com julgamento previsto para ocorrer ainda no primeiro semestre. Caso a denúncia seja aceita, Bolsonaro se tornará formalmente réu no processo.

Lula e os ministros do STF já realizaram outros encontros informais. Em dezembro de 2023, um jantar semelhante ocorreu na casa de Barroso, com a ausência apenas de Cármen Lúcia e André Mendonça. Em abril do mesmo ano, o ministro Gilmar Mendes organizou um evento similar. Após os atos de 7 de Setembro, o próprio presidente Lula promoveu um churrasco no Palácio da Alvorada, com a presença de ministros da Corte, incluindo Barroso, Moraes e Gilmar Mendes.

Segundo a CNN Brasil, a denúncia contra Bolsonaro deve incluir elementos que apontam sua suposta participação em uma trama para anular o resultado das eleições de 2022. Além disso, há expectativa de que outros aliados do ex-presidente sejam alvos do documento, fortalecendo a tese de um planejamento articulado para subverter o processo democrático.


Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /www/wwwroot/portaldoconesul.com.br/ler.php on line 169



PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: