| Hoje é Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026.

Proposta de Gilmar Mendes no STF pode permitir mineração em terras indígenas

Texto em discussão no Supremo abre possibilidade para exploração mineral em terras demarcadas, gerando divisões entre indígenas e ruralistas
Facebook WhatsApp
Ampliar
Exploração mineral em terras indígenas gera controvérsia durante audiência no STF. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil Por: Editorial | 17/02/2025 15:00

Uma proposta de nova legislação apresentada pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), está em debate e pode autorizar a mineração em terras indígenas demarcadas. O projeto, que está sendo discutido em audiência no Supremo nesta segunda-feira (17), é resultado de um processo de conciliação iniciado em agosto do ano passado, com a participação de lideranças indígenas, representantes dos Três Poderes e da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Gilmar Mendes é relator de cinco ações sobre a tese do marco temporal, que estabelece que as terras indígenas (TIs) só podem ser demarcadas em áreas ocupadas no momento da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988. Na sexta-feira (14), o gabinete de Mendes apresentou a minuta de um projeto de lei que visa substituir a Lei 14.701/2023, que já legalizou a tese do marco temporal, mas que é alvo de questionamento no Supremo pelas lideranças indígenas.

A proposta de Mendes sugere que o direito dos indígenas sobre suas terras tradicionais "independe da existência de marco temporal", ou de disputas sobre a posse das terras na época da Constituição. Uma das grandes novidades da proposta é a regulamentação da exploração mineral em terras indígenas, com um texto dedicado a tratar da lavra de recursos minerais, autorizada no "interesse nacional" e por um prazo determinado, com a autorização necessária do Congresso. A comunidade indígena afetada ficaria com 50% da Contribuição Financeira pela Exploração Mineral.

Além disso, o projeto também regula o "extrativismo mineral" realizado pelas próprias comunidades indígenas, permitindo a exploração por até cinco anos, desde que autorizada pelo Congresso Nacional.

Embora a proposta tenha sido elaborada com o intuito de buscar um consenso entre os diversos envolvidos, como ruralistas e indígenas, a audiência desta segunda-feira revelou que ainda há grandes divergências. Representantes das comunidades indígenas e da PGR expressaram surpresa pela inclusão da possibilidade de exploração mineral após a demarcação das terras, o que ainda gera tensões no debate. (Com informações Agência Brasil)


Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /www/wwwroot/portaldoconesul.com.br/ler.php on line 169



PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: