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2025 começa com retorno às aulas e ampliação da oferta de Ensino em Tempo Integral em MS

Mais de 180 mil estudantes retornam à Rede Estadual de Ensino com melhorias na infraestrutura e novos materiais escolares
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Aulas da Rede Estadual de Ensino começam nesta segunda-feira (17), com foco no planejamento pedagógico e na expansão do Ensino em Tempo Integral em MS. Fotos: Bruno Rezende/Secom/Arquivo Por: Editorial | 17/02/2025 08:35

A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul inicia o ano letivo de 2025 nesta segunda-feira (17), com mais de 180 mil estudantes matriculados em 348 unidades escolares em todos os municípios do estado. O retorno às salas de aula é acompanhado de ações de planejamento e da realização da Jornada Formativa, voltada para os mais de 25 mil servidores das escolas da Rede. O tema desta edição, "A Educação começa no cuidado", destaca a importância do acolhimento e da integração dos saberes no processo pedagógico.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, o objetivo da Jornada Formativa foi proporcionar a reflexão sobre práticas pedagógicas e integrar as diferentes dimensões do processo educativo. "Esse trabalho foi pensado para receber com todo carinho nossos alunos para mais um ano que se inicia", afirmou Daher, ressaltando a importância da formação contínua dos profissionais da educação, incluindo aqueles envolvidos no Ensino em Tempo Integral.

Além da capacitação dos educadores, a infraestrutura das escolas estaduais também foi reforçada. Mais de 100 unidades escolares passaram por reformas e readequações nos últimos meses, incluindo melhorias nas redes hidráulica e elétrica, além da entrega antecipada de kits escolares. Pela primeira vez, os materiais chegaram aos estudantes já em novembro do ano passado, facilitando o início das atividades letivas. O secretário destacou que esse processo, apesar de complexo, tem sido executado com êxito.

Para o ano de 2025, uma das principais novidades é a ampliação da oferta do Ensino em Tempo Integral, com 15 mil novas vagas abertas, das quais 12 mil são para o Ensino Fundamental. Com a expansão da modalidade, que já está presente em 61,2% das escolas estaduais, estima-se que cerca de 52 mil estudantes estejam matriculados em turmas de Tempo Integral no Ensino Fundamental e Médio, contribuindo para o fortalecimento da educação pública no estado.




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