|
Hoje é Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025.
A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) está promovendo, em Campo Grande, o curso de informática básica destinado a egressos do sistema prisional e seus familiares. A iniciativa, que integra um projeto iniciado em novembro de 2022, tem como objetivo a qualificação profissional e a reintegração social, ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e promovendo a autonomia financeira dos participantes.
Esta ação é resultado de um convênio entre a Agepen e a Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), com apoio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da 2ª Vara de Execução Penal (VEP), e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O curso é a primeira de uma série de capacitações que também incluirá áreas técnicas e de beleza.
Com 48 horas de carga horária, a 14ª edição do curso de informática conta com 20 vagas e é realizada em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o CCCG (Conselho da Comunidade de Campo Grande). Durante o curso, os participantes recebem apoio logístico, incluindo vale-transporte, fornecido pelo CCCG.
Sâmela de Mattos Gimenez, psicóloga do Escritório Social, destaca que o objetivo vai além da capacitação. “Integra nossa política de geração de renda. Não queremos só capacitar, o objetivo é inserir no mercado de trabalho”, afirmou. Além disso, parcerias com a Funtrab e a Funsat têm sido estabelecidas para auxiliar no encaminhamento dos participantes a vagas de emprego.
O curso acontece entre os dias 10 e 25 de fevereiro, no período vespertino, na sede do Escritório Social, e é ministrado por Rafael Lima Pontes, instrutor do Senai. Ao final do curso, os alunos recebem um certificado de conclusão.
Essa edição do curso reflete o compromisso da Agepen em promover a cidadania e a reintegração social dos egressos do sistema prisional, oferecendo oportunidades concretas para que eles e seus familiares possam construir um futuro mais promissor.
