|
Hoje é Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026.
Mato Grosso do Sul foi agraciado com a classificação "ouro" no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, durante cerimônia realizada em Brasília no dia 10 de fevereiro. O selo, instituído pelo Decreto Presidencial nº 12.191/2024, foi lançado em setembro de 2024 como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana.
O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, representando o governador Eduardo Riedel, recebeu a premiação, destacando que o reconhecimento é resultado do esforço contínuo das escolas em Mato Grosso do Sul. "Essa homenagem é reflexo do nosso compromisso efetivo com a alfabetização. Parabéns aos envolvidos nessa conquista e à dedicação de cada uma das nossas escolas! Seguimos trabalhando pela qualidade da Educação da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul", afirmou Daher.
A competição envolveu 27 estados e mais de 4,6 mil municípios, com 13 estados, o Distrito Federal e 2.592 municípios conquistando o selo "ouro". O selo "prata" foi dado a nove estados e 1.062 municípios, enquanto três estados e 533 municípios receberam a classificação "bronze". O resultado final foi divulgado em dezembro de 2024.
Além de Mato Grosso do Sul, os estados do Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins também conquistaram o selo "ouro". O "prata" foi conferido ao Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, enquanto o "bronze" foi para Alagoas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Em Mato Grosso do Sul, 38 municípios receberam o selo "ouro", 20 o "prata" e três o "bronze".
