|
Hoje é Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026.
A Secretaria de Estado da Cidadania, com apoio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Povos Originários, lançou o Programa Inspira Jovem na Aldeia Brejão, na Terra Indígena de Nioaque, durante a 8ª Assembleia da Juventude Terena. O programa tem como objetivo promover ações voltadas à saúde mental dos jovens de Mato Grosso do Sul, com foco na faixa etária de 15 a 29 anos.

Conforme a resolução publicada no Diário Oficial do Estado, o programa busca implementar estratégias intersetoriais de promoção e prevenção, acolhimento e fortalecimento das ações voltadas para a saúde mental da juventude. Uma das principais metas é conscientizar sobre os cuidados psíquicos e desenvolver estratégias para lidar com o sofrimento e adoecimento mental, afetando, em especial, a juventude sul-mato-grossense.

O programa também prevê a divulgação das redes públicas de atenção psicossocial, capacitação de profissionais de saúde, assistência social e educação, além do fortalecimento de lideranças juvenis. Serão desenvolvidos materiais educativos acessíveis, como cartilhas, vídeos e podcasts, adaptados à linguagem da juventude, para orientar sobre saúde mental.

Viviane Luiza, Secretária de Estado da Cidadania, destacou a importância da juventude indígena como fonte de inspiração. “São vocês que nos inspiram a lutar, vejo jovens guarani, terena, kadiwéu, kinikinau dando as mãos e lutando por um futuro para vocês e para a próxima geração”, afirmou.

Jessé Cruz, subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, afirmou que o programa é um marco para o estado, fruto do sucesso da Semana Estadual da Juventude, que impactou mais de 17 mil jovens em 2024, incluindo indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Ele também destacou o objetivo de expandir o programa e valorizar as especificidades das juventudes indígenas no estado.
