Os interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025 devem realizar suas inscrições até as 23h59 desta sexta-feira (7). O Ministério da Educação (MEC) oferece 67.301 vagas para o financiamento das mensalidades de cursos em instituições privadas de ensino superior, sendo que metade dessas vagas é destinada a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
A inscrição deve ser feita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, acessado com login no site ou aplicativo de serviços digitais do governo federal, o Gov.br. Após preencher os dados pessoais, acadêmicos e financeiros, os candidatos também devem declarar sua etnia caso queiram concorrer às vagas voltadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD). Além disso, é necessário escolher três cursos, por ordem de prioridade.
Para concorrer às vagas do Fies, o estudante deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2010 e 2024, com uma média de 450 pontos nas cinco provas e nota superior a zero na redação. Os candidatos que participaram como treineiros não podem se inscrever no programa. Aqueles que atenderem aos requisitos do Fies Social, podem obter financiamento integral, cobrindo até 100% dos custos das mensalidades.
O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro, e os candidatos não selecionados poderão ser incluídos na lista de espera entre 19 e 21 de fevereiro. Em 2025, o MEC oferecerá mais de 112 mil vagas para o Fies, sendo 67.301 para o primeiro semestre e 44.867 para o segundo semestre. O programa visa ampliar o acesso ao ensino superior privado no Brasil, com uma política de inclusão social, priorizando mulheres e pessoas negras, pardas ou de outras etnias. (Com informações da Agência Brasil)