| Hoje é Segunda-feira, 07 de Julho de 2025.

A Rede Municipal de Educação (REME) e a CRE 8 SED/MS realizam curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos em Naviraí

Nutricionistas da REME e CRE 8 SED/MS destacam a importância da capacitação anual para garantir a segurança alimentar nas escolas de Naviraí
Ampliar
Abertura do curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, promovido pela REME e CRE 8 SED/MS, com a participação de cozinheiras e cozinheiros das escolas municipais e estaduais de Naviraí.. Foto: Portal do Conesul/José Luiz Bressa Por: Editorial | 07/02/2025 10:10

Com a proximidade do início do ano letivo, que começa no dia 17, cozinheiras e cozinheiros das escolas municipais e estaduais de Naviraí estão participando de um curso sobre boas práticas na manipulação de alimentos. Pela primeira vez, essa capacitação está sendo realizada por meio de uma parceria entre a prefeitura municipal e o governo estadual.

O evento está sendo conduzido pelas nutricionistas responsáveis pela elaboração dos cardápios da alimentação escolar do município e do estado, reforçando o compromisso com a qualidade das refeições servidas aos alunos.

Capacitação sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

O treinamento, promovido por nutricionistas da rede pública, tem como objetivo reforçar os cuidados necessários para garantir a segurança alimentar dos estudantes.

De acordo com as nutricionistas responsáveis, Tatiana Ferreira, da Rede Municipal de Educação (REME), e Camila Jamile de Souza Santos Medeiros, da Coordenadoria Regional de Educação (CRE 8) da SED/MS, a capacitação ocorre anualmente como parte da educação continuada para os profissionais que manipulam a alimentação escolar.

"Nosso foco é orientar e relembrar os(as) merendeiros(as) sobre a importância das boas práticas na manipulação dos alimentos, garantindo refeições seguras para as crianças", explicou Tatiana.

O curso aborda temas essenciais, como higiene pessoal, cuidados no preparo e na distribuição dos alimentos, além da correta recepção e pesagem dos produtos. Outro ponto discutido é a fiscalização dos fornecedores, garantindo que os alimentos entregues estejam em conformidade com as normas estabelecidas pela prefeitura.

Boas Práticas na Manipulação de Alimentos

Algumas das orientações reforçadas durante o treinamento incluem:

  • Lavar as mãos com água e sabão antes de manipular os alimentos;
  • Usar luvas descartáveis para manipular alimentos crus ou prontos e para servir as refeições;
  • Utilizar touca para proteger o cabelo;
  • Usar sapatos fechados e antiderrapantes;
  • Evitar a entrada de pessoas não autorizadas no ambiente;
  • Registrar a temperatura dos alimentos no recebimento, cocção, reaquecimento e resfriamento;
  • Manter os móveis que entram em contato com os alimentos livres de substâncias tóxicas;
  • Observar a data de validade dos alimentos e descartar os vencidos;
  • Não recongelar alimentos que já foram descongelados;
  • Consumir rapidamente os alimentos com data de validade próxima;
  • Higienizar corretamente utensílios, equipamentos e ambientes;
  • Controlar pragas;
  • Garantir a qualidade da água;
  • Gerenciar corretamente o lixo.

Atenção às Restrições Alimentares

Outro tema central do treinamento foi a necessidade de atender às restrições alimentares dos alunos. "Temos alimentos específicos para crianças com intolerância à lactose e ao glúten, e as cozinheiras fazem as adaptações necessárias conforme a realidade de cada escola", destacou a nutricionista Camila Medeiros.

Certificação e Reconhecimento

A capacitação acontece ao longo do dia de hoje, sexta-feira (7), das 8h às 11h e das 13h às 17h, reunindo profissionais das redes municipal e estadual. Ao final do curso, os(as) cozinheiros(as) receberão um certificado validando sua participação.O evento reforça o compromisso com a qualidade na preparação das refeições servidas aos alunos no dia a dia.

O gerente de educação da rede municipal, André Santana, destacou a importância desse alinhamento entre Nutricionista os profissionais responsáveis pela manipulação da alimentação escolar. "A alimentação escolar é um dos alicerces do processo de aprendizagem. Ela fornece os subsídios nutricionais necessários para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, melhora o rendimento escolar e contribui para a formação de práticas alimentares saudáveis", afirmou.

O gerente também ressaltou o papel essencial desempenhado pelos(as) merendeiros(as), que vão além do preparo da alimentação. "Eles têm uma grande responsabilidade em garantir a oferta de alimentos seguros aos alunos", concluiu.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: