|
Hoje é Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (7) que os preços dos alimentos devem cair nas próximas semanas, caso o dólar atinja um "patamar adequado" em relação ao real. Durante entrevista à rádio Manhã Cidade, de Caruaru (PE), Haddad explicou que a alta do dólar teve impacto no preço dos produtos internos, mas a política do governo visa trazer a moeda norte-americana a um valor mais adequado, o que refletirá na queda dos preços.
Segundo o ministro, a alta do dólar, no final de 2024, foi influenciada pela eleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que provocou uma apreciação da moeda. Naquela época, o dólar chegou a R$ 6,30, o maior valor histórico. Atualmente, a moeda está cotada a R$ 5,76, o menor valor desde novembro. Haddad também apontou que a redução do dólar poderá trazer uma queda nos preços dos combustíveis, uma vez que o Brasil importa gasolina e diesel.
Além disso, o ministro comentou sobre a recente alta dos combustíveis, ocorrida em 1º de fevereiro, atribuindo-a à mudança na forma de calcular o ICMS, o imposto estadual. Haddad também fez considerações sobre a política monetária e a alta da taxa de juros (Selic). Para ele, o aumento da Selic é necessário para controlar a inflação, mas deve ser feito de forma equilibrada para evitar uma recessão. (Com informações SBT News)
