Durante audiência pública realizada ontem (6), o secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck, destacou a importância da concessão da Hidrovia do Rio Paraguai para a melhoria da logística e do controle ambiental do Pantanal. A audiência foi promovida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em Brasília, e contou com a presença de Verruck e do coordenador de Mineração e Gás da Semadesc, Eduardo Pereira.

A concessão, que será a primeira do Brasil no setor hidroviário, promete transformar a movimentação de cargas, com uma série de melhorias previstas para os primeiros cinco anos, incluindo dragagem, balizamento, e construção de infraestrutura necessária para aumentar a eficiência do transporte fluvial. O projeto abrange o trecho entre Corumbá e Porto Murtinho, com 600 km de extensão.
Com investimentos de R$ 63,8 milhões previstos para os primeiros anos, a concessão trará benefícios significativos, como a redução das emissões de gases de efeito estufa e o aprimoramento do monitoramento ambiental. Verruck enfatizou que 40% do investimento será destinado a esse monitoramento, destacando o compromisso com a preservação do Pantanal, área sensível em termos ambientais. O projeto prevê também o licenciamento ambiental e consultas públicas com as comunidades envolvidas.

A audiência, que contou com a presença de diversos representantes da sociedade civil e autoridades locais, também discutiu a integração econômica da região. A dragagem do Canal do Tamengo, por exemplo, terá um impacto significativo na economia da Bolívia, além de beneficiar a logística de Mato Grosso do Sul, um estado com crescente demanda por soluções logísticas eficientes.
O processo agora entra em fase de consulta pública, com expectativa de que a concessão seja formalizada até dezembro deste ano. A concessão da Hidrovia do Rio Paraguai se configura como um marco na logística fluvial do Brasil, um modelo mais competitivo e sustentável, alinhado aos objetivos do Governo de MS.