|
Hoje é Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026.
Cotado para assumir a presidência da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) destacou a importância da diplomacia no atual cenário internacional. Trad, que é candidato ao cargo após a eleição de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) à presidência da Casa, comentou sobre os desafios da comissão, especialmente em relação a questões como taxações, imigração e a relação com os Estados Unidos após a vitória de Donald Trump.
"Exercer sempre a diplomacia que é a mola-mestra das relações internacionais. O Brasil tem um DNA pacífico estampado na sua genética e vamos procurar sempre buscar o diálogo entre as partes. Claro que, em qualquer relação bilateral, onde possamos ser prejudicados, haverá reações. No entanto, esperamos que, exercendo com excelência as questões diplomáticas, possamos reforçar laços e chegar a bons acordos", afirmou o senador.
Em relação à polêmica sobre imigrantes brasileiros deportados, algemados e acorrentados durante voos, Nelsinho Trad se mostrou crítico. "Essa situação precisa ser revista. São brasileiros, sem antecedentes criminais, que estavam buscando realizar seus sonhos e precisam ser respeitados. Caso tenham que ser enviados de volta ao Brasil, que seja de maneira civilizada", declarou.
No Senado, Nelsinho Trad deverá assumir a presidência da CRE, uma comissão que já comandou nos anos de 2019 e 2020. A presidência das comissões do Senado é definida por acordos prévios, levando em consideração o tamanho das bancadas e articulações internas. Além disso, Otto Alencar (PSD-BA) deve comandar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), resultado de uma negociação do PSD para apoiar a candidatura de Davi Alcolumbre à presidência do Senado.
