|
Hoje é Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026.
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participou na última sexta-feira (31) da posse oficial da nova diretoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS). A chapa única, que conta com o conselheiro Flávio Kayatt como presidente, Jerson Domingos como vice-presidente e Marcio Monteiro como corregedor-geral, foi eleita por unanimidade em sessão especial realizada em 18 de dezembro de 2024.

Riedel destacou a experiência e preparo de Flávio Kayatt para a função. “O Conselheiro Flávio tem todas as condições de assumir essa responsabilidade, pela sua experiência na vida pública, como ex-prefeito, deputado, e sua vivência dentro da casa. Ele está preparado para contribuir com uma instituição essencial para a democracia e a gestão pública”, afirmou o governador.
A nova gestão, que começa oficialmente no dia 1º de fevereiro de 2025, reafirmou o compromisso com políticas voltadas para a primeira infância e a continuidade de ações de fiscalização em escolas e serviços de saúde. Atualmente, 60 municípios de MS já desenvolveram planos voltados para a faixa etária de 0 a 6 anos, com a missão de transformar essas diretrizes em ações concretas.

Jerson Domingos, ex-presidente do TCE/MS, deixa um legado de atuação preventiva, orientando os gestores públicos antes de ocorrerem irregularidades. O tribunal tem reforçado sua abordagem de diálogo com prefeitos, secretários e agentes públicos, buscando oferecer suporte técnico e orientações para evitar erros na gestão.
O novo presidente, Flávio Kayatt, também pretende adotar uma postura preventiva, estreitando o diálogo com os novos prefeitos e o governador Riedel, com o objetivo de promover uma gestão mais eficiente e com maior compreensão das normas administrativas, especialmente para aqueles que vêm do setor privado e têm menos familiaridade com a legislação pública.

Em reconhecimento aos avanços na gestão pública, o Governo de Mato Grosso do Sul recebeu, em 2024, pela terceira vez, o selo diamante de transparência pública, concedido pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil). O selo, que é a mais alta classificação do Radar da Transparência, reconhece o trabalho da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MS) na implementação de práticas de transparência e na disponibilização de informações essenciais à população, como dados orçamentários, licitações e execução de obras.
