O Governo de Mato Grosso do Sul deu início à primeira fase do Proleite (Programa de Desenvolvimento da Bovinocultura de Leite) com a publicação do edital para aquisição de produtos a serem distribuídos. A iniciativa busca melhorar a qualidade e produtividade do leite no Estado, beneficiando diretamente os consumidores com produtos de maior qualidade e preços mais acessíveis.
O programa, desenvolvido pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), atenderá cerca de 600 propriedades. Os incentivos incluem a distribuição de sêmen de touros da raça Girolando, embriões, bezerras, novilhas prenhes e touros reprodutores. A meta é aumentar em 4 milhões de litros a produção anual de leite nos próximos seis anos.
Os municípios de Itaquiraí e Ponta Porã, além de outras 20 cidades, integram esta fase do programa. Os produtores cadastrados receberão assistência técnica de profissionais das Ciências Agrárias para modernizar seus rebanhos e processos produtivos.
Segundo Rogério Beretta, secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, o Proleite trará benefícios diretos ao consumidor. “A ação do governo melhora a qualidade do produto e tende a refletir no preço final,” destacou.