| Hoje é Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026.

Lula afirma que decisão sobre preços de combustíveis é da Petrobras e destaca diálogo com caminhoneiros

Presidente reafirma que reajustes no diesel devem ser analisados pela estatal, e defende diálogo em possíveis protestos
Facebook WhatsApp
Ampliar
Presidente Lula durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (30), onde abordou o possível reajuste no preço dos combustíveis e a inflação dos alimentos. Foto: Jose Cruz/Agência Brasil Por: Editorial | 30/01/2025 15:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (30) que cabe à Petrobras decidir sobre o possível aumento no preço dos combustíveis, especialmente do óleo diesel. A empresa avalia o impacto da defasagem nos preços devido à variação do dólar nos últimos meses, e Lula reafirmou que a decisão sobre qualquer reajuste é da responsabilidade da estatal, e não do governo federal.

"Desde o meu primeiro mandato, aprendi que quem autoriza o aumento do petróleo e derivado de petróleo é a Petrobras, e não o presidente da República", afirmou Lula em entrevista coletiva no Palácio do Planalto. A declaração se seguiu a uma reunião com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, na última segunda-feira (27), onde o cenário dos preços dos combustíveis foi discutido.

Lula destacou que, caso haja um reajuste, ele será menor do que o valor registrado no final de 2022, mesmo considerando a inflação de 2023 e 2024. Em relação ao impacto do aumento no diesel sobre o transporte de carga, o presidente afirmou que, caso haja manifestações dos caminhoneiros, o governo irá manter o diálogo. "Se houver movimentação de caminhoneiros, vamos conversar com todos os setores que tiverem problemas com o governo", declarou.

Em relação à inflação, especialmente no que diz respeito ao aumento dos alimentos da cesta básica, Lula destacou que o governo não tomará medidas impositivas ou drásticas. Ele enfatizou que o foco será no aumento da produção agrícola, com investimentos em financiamento e modernização, com apoio principalmente aos pequenos e médios produtores. "Precisamos trabalhar para aumentar a produção de tudo o que a gente produz, principalmente pela pequena e média agricultura, que é responsável pela produção da maior parte dos alimentos consumidos no Brasil", completou o presidente.

Lula apontou que a estratégia do governo será voltada para o fortalecimento da produção local, sem recorrer a medidas que possam gerar mercado paralelo ou crises no setor. (Com informações Agência Brasil)


Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /www/wwwroot/portaldoconesul.com.br/ler.php on line 169



PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: