|
Hoje é Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026.
O conselheiro Flávio Kayatt tomou posse como presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), propondo uma mudança de enfoque na atuação da Corte. O novo presidente defende uma fiscalização mais preventiva e orientadora, buscando evitar irregularidades antes que ocorram, ao invés de priorizar sanções.
Kayatt destacou que pretende estreitar o diálogo com prefeitos e gestores estaduais, incluindo o governador Eduardo Riedel. A meta é utilizar o conhecimento técnico e a infraestrutura do tribunal para auxiliar na compreensão das normas administrativas e no aprimoramento da gestão pública, especialmente para prefeitos que vieram do setor privado e têm pouco conhecimento sobre a legislação pública.

Para garantir mais eficiência, o TCE/MS aposta na tecnologia com a plataforma E-sfinge, que disponibiliza informações e orientações aos gestores. A Escoex (Escola Superior de Controle Externo) também continuará oferecendo cursos de capacitação. Kayatt anunciou ainda a realização de concurso público para auditor e analista de controle externo, além da seleção de um novo conselheiro substituto.
A nova gestão também manterá políticas voltadas para a primeira infância, com a continuidade das visitas a escolas e inspeções em serviços de saúde. Segundo o tribunal, 60 municípios já criaram planos específicos para essa faixa etária, com o desafio de transformá-los em ações concretas.
A posse oficial de Kayatt foi marcada para este sábado (1º), com uma cerimônia para celebrar o início de sua gestão. A Corte continuará disponibilizando sua Ouvidoria para receber denúncias e reclamações da população sobre a gestão pública, que serão encaminhadas para análise pelos conselheiros e equipe técnica. (Com informações Campo Grande News)
