|
Hoje é Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026.
Na manhã de ontem, terça-feira (28), o Governo de Mato Grosso do Sul e o Departamento de Amambay, do Paraguai, firmaram um acordo de intercâmbio para o desenvolvimento de projetos culturais. O governador Eduardo Riedel ressaltou a importância dessa formalização, destacando a longa história de integração entre as culturas dos dois países. "Nossa cultura sul-mato-grossense é muito influenciada pelo Paraguai, seja na música ou nos hábitos. Formalizar essa parceria é fundamental", afirmou Riedel.

O governador de Amambay, Juan Silvino Acosta, também se pronunciou durante a cerimônia, ressaltando o crescimento econômico dos dois países, impulsionado pela implementação da Rota Bioceânica e novos investimentos que fortalecem a integração entre Brasil e Paraguai em diversas áreas. "A cultura é um reflexo dessa parceria", comentou Acosta.

Eduardo Mendes, diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), destacou a presença do Paraguai na nova edição do Festival América do Sul, que ocorrerá em maio. Para Mendes, o acordo com o Departamento de Amambay é uma oportunidade única de estreitar os laços culturais entre os dois países. "A cultura transcende fronteiras e essa parceria é um exemplo claro de como podemos valorizar nossas tradições, fomentar a diversidade e promover o desenvolvimento cultural", afirmou.

Jaime Verruck, secretário da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), ressaltou que iniciativas econômicas e novos investimentos aumentarão a competitividade de ambos os países.

Durante a cerimônia, o governador Riedel aproveitou para convidar seu homônimo paraguaio para o Seminário Internacional da Rota Bioceânica, que ocorrerá entre os dias 18 e 20 de fevereiro em Campo Grande.
