|
Hoje é Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026.
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) disponibilizaram nesta segunda-feira (27) o 'Monitor da Violência Contra a Mulher'. A ferramenta tem como objetivo orientar ações preventivas e repressivas, fomentar políticas públicas e subsidiar pesquisas voltadas ao enfrentamento da violência de gênero.

Durante o evento de lançamento, que contou com a presença da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, o secretário em exercício de Justiça e Segurança Pública, Ary Carlos Barbosa, destacou a capacidade do monitor de antecipar riscos e direcionar recursos de forma eficiente, auxiliando na redução de casos de violência, especialmente feminicídios.
A desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, idealizadora do monitor e integrante da Coordenadoria da Mulher do TJMS, ressaltou que a violência contra mulheres é uma grave violação dos direitos humanos e destacou a importância da ferramenta para respostas mais rápidas e coordenadas.

O Monitor reúne dados sobre violência doméstica, feminicídios e outros crimes contra mulheres, utilizando ferramentas de Business Intelligence (BI) para análise e monitoramento.
