| Hoje é Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026.

EUA suspendem sanções contra a Colômbia após aceitação de voo com deportados

Decisão foi tomada após Colômbia aceitar receber imigrantes deportados dos Estados Unidos, em acordo com Trump
Facebook WhatsApp
Ampliar
Imagem dos presidentes dos EUA e da Colômbia, Donald Trump e Gustavo Petro, que entraram em acordo sobre a repatriação de imigrantes deportados. Foto: Reprodução/SBT News Por: Editorial | 27/01/2025 08:40

Os Estados Unidos suspenderam a aplicação de sanções e tarifas contra a Colômbia depois que o país sul-americano aceitou receber um voo com imigrantes deportados do território americano. Inicialmente, a Colômbia havia se recusado, mas a mudança de postura foi confirmada pela Casa Branca na noite de domingo (26).

O governo dos Estados Unidos comunicou que a Colômbia concordou com todos os termos propostos pelo presidente Donald Trump, incluindo a recepção dos imigrantes colombianos deportados. No entanto, as sanções sobre vistos de autoridades colombianas permanecem em vigor até que o primeiro voo com deportados chegue ao país. A suspensão das tarifas será efetivada após a conclusão do processo de repatriação.

Em resposta à situação, o presidente colombiano Gustavo Petro havia anunciado a taxação de 25% sobre produtos importados dos Estados Unidos, como retaliação às sanções. Ele também reafirmou que um avião presidencial será utilizado para garantir a repatriação, com "condições dignas" para os colombianos deportados.

 

O desentendimento gerou tensões entre os dois países, com Trump acusando o governo colombiano de colocar em risco a segurança nacional dos EUA ao não aceitar os deportados. A situação segue sendo acompanhada com atenção, enquanto as negociações continuam. (Com informações da Associated Press)


Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /www/wwwroot/portaldoconesul.com.br/ler.php on line 169



PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: