|
Hoje é Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025.
Com o início do período letivo nas próximas semanas, aumenta a circulação de veículos e pedestres nas ruas, especialmente nas proximidades das escolas. O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) alerta pais e motoristas sobre a importância de redobrar os cuidados no transporte de crianças e o respeito às regras de trânsito.
Segundo Lidiana Freitas, tecnóloga em Educação para o Trânsito do Detran-MS, infrações como fila dupla, crianças sem cinto ou dispositivo de segurança e estacionamento em locais proibidos são frequentes nesse período. Ela reforça que o transporte de crianças em carros deve seguir normas específicas: bebês de até 1 ano devem ser transportados no bebê-conforto, de costas para o motorista; crianças de 1 a 4 anos devem usar cadeirinha; de 4 a 7 anos e meio, o assento de elevação; e até os 10 anos, é obrigatório o uso do cinto de segurança no banco traseiro.
Para motocicletas, o capacete deve ser adequado ao tamanho da criança, estar afivelado e com viseira fechada. A idade mínima para o transporte de crianças em motos é 10 anos, desde que tenham altura suficiente para alcançar os pedais. "Nada de transportar crianças como sanduíche entre dois adultos. O risco é muito alto", alerta Lidiana Freitas.
Além disso, os pais devem orientar as crianças que caminham ou utilizam transporte coletivo sobre as medidas de segurança, como transitar pelas calçadas e atravessar na faixa de pedestres. "Os condutores precisam estar atentos às crianças. O trânsito é um espaço compartilhado, e todos devemos zelar pela segurança", finaliza Lidiana.
