| Hoje é Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025.

Butantan inicia produção da vacina contra dengue, mas vacinação em massa não ocorrerá em 2025

Produção limitada impede imunização nacional este ano, enquanto esforços para controle do Aedes aegypti seguem em curso
Ampliar
A vacina Butantan-DV, em dose única, é apontada como uma esperança no combate à dengue, mas desafios de produção impedem imunização nacional imediata. Foto: João Paulo Burini Por: Editorial | 23/01/2025 08:25

O Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou nesta quarta-feira (22) o início da produção da Butantan-DV, vacina contra a dengue em dose única. No entanto, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que não há previsão de vacinação em massa da população brasileira em 2025, devido à necessidade de ampliar a escala de produção.

A previsão inicial do instituto é disponibilizar um milhão de doses neste ano, com a meta de alcançar 100 milhões até 2027. A liberação das doses dependerá da aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da posterior incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec).

Apesar da eficácia promissora nos estudos clínicos, a vacinação em larga escala ainda é um desafio. Enquanto isso, o Ministério da Saúde reforça a importância das ações preventivas contra o Aedes aegypti. Nesta tarde, em Brasília, a ministra se reuniu com especialistas, instituições de saúde e representantes da sociedade civil para discutir estratégias de controle da dengue e outras arboviroses.

Na próxima semana, o programa Saúde na Escola será reativado em parceria com o Ministério da Educação. A iniciativa, que abrange 96% dos municípios brasileiros, promoverá ações de conscientização, borrifação de inseticidas em escolas públicas e mobilização comunitária para combater o mosquito transmissor. (Com informações Agência Brasil)

 




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: