O Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou nesta quarta-feira (22) o início da produção da Butantan-DV, vacina contra a dengue em dose única. No entanto, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que não há previsão de vacinação em massa da população brasileira em 2025, devido à necessidade de ampliar a escala de produção.
A previsão inicial do instituto é disponibilizar um milhão de doses neste ano, com a meta de alcançar 100 milhões até 2027. A liberação das doses dependerá da aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da posterior incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec).
Apesar da eficácia promissora nos estudos clínicos, a vacinação em larga escala ainda é um desafio. Enquanto isso, o Ministério da Saúde reforça a importância das ações preventivas contra o Aedes aegypti. Nesta tarde, em Brasília, a ministra se reuniu com especialistas, instituições de saúde e representantes da sociedade civil para discutir estratégias de controle da dengue e outras arboviroses.
Na próxima semana, o programa Saúde na Escola será reativado em parceria com o Ministério da Educação. A iniciativa, que abrange 96% dos municípios brasileiros, promoverá ações de conscientização, borrifação de inseticidas em escolas públicas e mobilização comunitária para combater o mosquito transmissor. (Com informações Agência Brasil)