|
Hoje é Sábado, 14 de Fevereiro de 2026.
Durante a reunião ministerial desta segunda-feira (20), na Granja do Torto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) surpreendeu seus ministros ao admitir pela primeira vez a possibilidade de não ser candidato à reeleição em 2026. A declaração, que gerou surpresa entre os auxiliares, foi acompanhada pela justificativa de que a decisão dependeria da "vontade de Deus".
Lula também mencionou episódios recentes que o colocaram em risco de morte, como um incidente durante uma viagem ao México, em outubro, quando a aeronave presidencial teve que realizar um voo em círculos por cerca de cinco horas devido a um problema técnico. O presidente ainda relembrou sua recente cirurgia na cabeça após uma queda no banheiro, mencionando o risco de morte que correu, caso não tivesse se submetido ao procedimento cirúrgico em São Paulo.
Apesar dessa ponderação, o presidente voltou a pedir que o governo e os aliados se empenhem para garantir a vitória nas eleições de 2026, seja ele o candidato ou não. Nos bastidores, ministros acreditam que Lula deverá, de fato, disputar a reeleição, pois não há um sucessor à altura capaz de garantir o triunfo eleitoral. Lula também aproveitou o momento para cobrar maior comprometimento de partidos aliados, como PSD, MDB, Republicanos, União Brasil e PP, ressaltando que é fundamental manter a governabilidade e a união da base. (Com informações CNN)
