|
Hoje é Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025.
O Governo de Mato Grosso do Sul antecipa ações para combater incêndios florestais no período de maior risco e anuncia a modernização do processo de licenciamento do Manejo Integrado do Fogo (MIF), que autoriza queimadas controladas em propriedades rurais. A medida visa reduzir a biomassa acumulada, especialmente no Pantanal, prevenindo incêndios descontrolados no inverno, quando a estiagem prolongada e altas temperaturas favorecem a propagação do fogo. A modernização do processo de licenciamento será detalhada na Portaria Imasul 1.259, de 2023, que será alterada para garantir mais agilidade nas ações de prevenção.

O licenciamento modernizado dará mais eficiência ao processo, visto que o fogo controlado só pode ser utilizado durante um período específico do ano, entre o fim das chuvas e o início do inverno. O setor produtivo comemorou a iniciativa, ressaltando os benefícios para a economia pantaneira e o meio ambiente. Gilson Barros, presidente do Sindicato Rural de Corumbá, destacou a importância histórica das queimadas controladas para evitar grandes incêndios no Pantanal, e Marcelo Bertoni, presidente da Famasul, enfatizou a eliminação da taxa de licenciamento, o que facilita o processo para os produtores rurais.

Mato Grosso do Sul é pioneiro no Brasil na regulamentação do MIF, com o Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo (Pemif), criado em 2021. O secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck, destacou a criação de um sistema de monitoramento de incêndios e o uso de geotecnologia para auxiliar nas decisões sobre a queima controlada. O estado adota um conjunto de medidas para reduzir a intensidade e a severidade dos incêndios florestais, além de promover a educação ambiental e erradicar espécies exóticas e invasoras.
