Uma barragem localizada nas dependências do Aeroporto Francisco de Matos Pereira, em Dourados, rompeu novamente neste domingo (19), após o município registrar 57,6 milímetros de chuva em 1h30, conforme dados da Embrapa. A estrutura, que já havia causado transtornos em 2023 e 2024, não conseguiu conter o volume de água, inundando uma propriedade rural vizinha e trazendo mais danos para o casal de idosos Maria Donizete Santos Ribeiro, 63 anos, e Eli Alves Ribeiro, 66 anos.
Em entrevista ao Dourados News, Maria Donizete relatou que a casa foi invadida pela lama, móveis foram danificados e a roça recém-plantada foi destruída. "Plantamos milho, mandioca e semente de pasto, preparamos a terra com 5 mil kg de calcário, mas a barragem estourou e levou tudo embora", desabafou. Além disso, a água contaminou o poço da propriedade, prejudicando o acesso à água potável.
A Defesa Civil foi acionada e repassou a responsabilidade do caso à Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) e à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), já que a barragem está localizada em área do aeroporto. Juscelino Cabral, diretor da Agetran, se comprometeu a avaliar a situação na segunda-feira (20) e iniciar as medidas necessárias.
O casal, diante dos prejuízos repetidos, anunciou que buscará apoio no Ministério Público para pressionar por uma solução definitiva para o problema, que já ocorreu três vezes.