|
Hoje é Terça-feira, 11 de Novembro de 2025.
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) alertou, mais uma vez, sobre a prática de golpistas que enviam notificações falsas de suspensão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) por e-mail ou SMS. O golpe, similar ao aplicado no final do ano passado, tenta enganar os condutores, informando que estão com um processo de suspensão em andamento. Ao acessar o link enviado, o motorista é direcionado para uma página falsa que imita o portal GOV.BR, do Governo Federal.
Nessa página, ao preencher os dados pessoais, o condutor visualiza informações fraudulentas sobre infrações e valores, além de uma opção para "regularizar" a situação. Até o momento, não há registro do número exato de vítimas em Mato Grosso do Sul. Os primeiros casos surgiram em Nova Andradina, no final de 2024.
O Detran-MS reforça que nenhum órgão governamental solicita pagamentos ou informações pessoais por SMS ou e-mail. De acordo com Luiz Fernando Ferreira, diretor de Habilitação do Detran-MS, as notificações oficiais do departamento são feitas por meio de edital no Diário Oficial do Estado, correspondência pelos Correios ou pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para quem utiliza o aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Em caso de dúvida, o Detran-MS disponibiliza canais oficiais como o Portal de Serviços Meu Detran (www.meudetran.ms.gov.br), o aplicativo Detran MS, a Central de Informações pelo telefone 154 (Capital) ou (67)3368-0500 (Interior), além de agendamento em uma das 94 agências do Detran-MS no estado.
