|
Hoje é Sábado, 14 de Fevereiro de 2026.
Morreu nesta terça-feira (14), aos 82 anos, o ex-senador e prefeito de Barra de São Miguel (AL), Benedito de Lira (PP-AL), conhecido como Biu de Lira. O político, pai do presidente da Câmara, Arthur Lira, estava internado desde o final de 2024 devido a complicações de saúde, após uma cirurgia realizada no dia 31 de dezembro. A causa da morte não foi divulgada. A informação foi confirmada pela assessoria da presidência da Câmara dos Deputados.
A assessoria de imprensa da Câmara emitiu uma nota oficial comunicando o falecimento: "O falecimento do prefeito de Barra de São Miguel, ex-senador e ex-deputado federal por Alagoas, Benedito de Lira, ocorreu hoje de manhã em Maceió". O sepultamento será realizado nesta quarta-feira (15), às 10h, no Cemitério Parque das Flores, em Maceió, e o velório ocorre no mesmo local.
Benedito de Lira, reeleito prefeito de Barra de São Miguel em 2024, foi um político com longa trajetória, tendo sido vereador, deputado estadual, deputado federal e senador. Mesmo em tratamento oncológico, ele manteve uma gestão ativa até o último mandato, com uma campanha vitoriosa nas últimas eleições municipais. Com sua morte, o vice-prefeito Henrique Alves Pinto assume a administração do município.
O governo de Alagoas também se manifestou, destacando a importância de Benedito para a história política do estado: "O estado está em luto pela perda de um dos líderes políticos mais importantes de sua história", diz a nota.
