| Hoje é Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025.

Tereza Cristina critica Celso Amorim após confirmação de presença de embaixadora na posse de Maduro

Tereza Cristina (PP) critica política externa de Celso Amorim, após confirmação de embaixadora do Brasil em posse de Nicolás Maduro.
Ampliar
Senadora Tereza Cristina (PP) critica a política externa do governo atual e a presença da embaixadora do Brasil na posse de Nicolás Maduro. Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax Por: Editorial | 10/01/2025 16:23

Após a confirmação de Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República, sobre o envio da embaixadora do Brasil em Caracas, Gilvânia Maria de Oliveira, à posse do presidente Nicolás Maduro, a senadora Tereza Cristina (PP), de Mato Grosso do Sul, fez duras críticas ao ex-ministro das Relações Exteriores.

Em suas redes sociais, Tereza Cristina classificou Amorim como o ‘arquiteto do fracassado Acordo de Barbados’ e criticou sua postura em relação ao governo de Maduro, destacando a iniciativa como parte de uma política externa que, segundo ela, "chancelava apoio a uma ditadura". A senadora ainda afirmou que a presença da embaixadora na posse de Maduro no dia 10 de janeiro não representava um "ritual democrático", mas sim um apoio a um regime autoritário, que, para ela, "mata, tortura e oprime seu povo".

A ex-ministra do governo Jair Bolsonaro também relembrou a falta de diálogo de Amorim com figuras da oposição venezuelana, como Maria Corina Machado, e a resistência em considerar as atas originais das urnas coletadas por fiscais eleitorais da oposição. "Ele errou feio, não só com a Venezuela, mas com o mundo afora, induzindo o presidente a manter uma política externa anacrônica e ultrapassada", criticou a senadora.

Por fim, Tereza Cristina lamentou a “mancha” deixada pelo governo federal sobre o Itamaraty, um dos pilares da diplomacia brasileira, e afirmou que a repercussão negativa desse episódio não se dissipará facilmente. (Com informações Midiamax)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: