| Hoje é Sábado, 14 de Fevereiro de 2026.

Trump volta a cogitar anexação da Groenlândia e recebe críticas da Europa

Declarações do ex-presidente dos EUA geram rejeição entre líderes europeus, que reforçam respeito à soberania internacional.
Facebook WhatsApp
Ampliar
A Groenlândia, território estratégico e rico em minerais, volta ao centro de polêmicas internacionais. Foto: Divulgação/Flickr Por: Editorial | 09/01/2025 08:11

A proposta de Donald Trump sobre anexar a Groenlândia aos Estados Unidos reacendeu tensões diplomáticas e foi duramente criticada por líderes europeus. Representantes da Alemanha e da França destacaram, nesta quarta-feira (8), que os comentários do republicano desrespeitam o princípio da inviolabilidade das fronteiras, fundamental no direito internacional.

“O princípio da inviolabilidade das fronteiras se aplica a todos os países, independentemente de seu poder ou localização. É um fundamento essencial do direito internacional”, afirmou o chanceler alemão Olaf Scholz. O ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Noel Barrot, reiterou que a União Europeia manterá a proteção de suas fronteiras e afirmou: “Somos um continente forte.”

Trump voltou a tocar no tema durante uma coletiva esta semana, mencionando possíveis taxas à Dinamarca ou até uma intervenção militar para assegurar o controle do território. A Groenlândia, território autônomo da Dinamarca, atrai o interesse dos Estados Unidos pela sua riqueza em minerais raros e localização estratégica.

A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, refutou a ideia, declarando que “a ilha não está à venda” e que seu destino será decidido pelo povo groenlandês. Frederiksen reforçou o compromisso com a cooperação com os EUA, mas descartou qualquer possibilidade de negociação sobre a soberania do território.


Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /www/wwwroot/portaldoconesul.com.br/ler.php on line 169



PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: