|
Hoje é Sábado, 14 de Fevereiro de 2026.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta terça-feira (08/01), a demissão do ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Paulo Pimenta. O comunicado foi feito pelo próprio ex-ministro, que explicou que a mudança visa a busca por um "perfil diferente" para a nova etapa da comunicação do governo. Segundo Pimenta, "tivemos uma fase de plantação; a partir de 2025 vamos ter o período da colheita."
Embora tenha sido demitido, Pimenta demonstrou tranquilidade durante o anúncio, sinalizando que deve ser realocado em outra função no governo, possivelmente de forma imediata, após uma semana de férias.
A nova liderança da Secom ficará sob a responsabilidade de Sidônio Palmeira, publicitário que desempenhou um papel central na campanha presidencial vitoriosa de Lula em 2022, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Essa troca de ministro, a sétima desde o início do governo Lula, foi uma das mais tranquilas até o momento. Entre as mudanças mais conturbadas no governo, destacam-se as saídas de ministros como Gonçalves Dias, após a polêmica das imagens de 08/01/2023, e Silvio de Almeida, que deixou o cargo após acusações de assédio sexual em setembro de 2024.
