|
Hoje é Terça-feira, 11 de Novembro de 2025.
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) registrou em 2024 mais de 114 mil candidatos no exame prático para a primeira habilitação, sendo 37.860 para a categoria A (motocicletas) e 76.199 para a categoria B (automóveis). O índice de aprovação foi de 61,7% para a Categoria A e 49,6% para a Categoria B.
Na categoria A, os erros mais frequentes que levam à reprovação incluem colocar os pés no chão com o veículo em movimento, desobedecer o percurso preestabelecido e não usar o capacete devidamente ajustado à cabeça, ou ainda, não utilizar viseira ou óculos de proteção. Na categoria B, os principais erros envolvem avançar sobre o balizamento demarcado ao estacionar, não conseguir estacionar dentro da área balizada em até três tentativas e ameaçar pedestres ou outros veículos durante a condução.
A reprovação ocorre quando o candidato comete o quarto erro ou uma falta eliminatória. Dependendo da gravidade, os erros são pontuados como graves (3 pontos), médios (2 pontos) ou leves (1 ponto). O candidato tem direito a no máximo três pontos de erro.
Segundo Lina Zeinab, Gerente de Exames de Habilitação do Detran-MS, o nervosismo é um fator que contribui para os erros durante o exame. Ela destaca que a ansiedade, especialmente em candidatos que já reprovaram, é um desafio, mas pode ser minimizada com boa preparação e tranquilidade antes da prova.
