|
Hoje é Sábado, 14 de Fevereiro de 2026.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Gerson Claro, destacou a projeção de crescimento de 4,2% do PIB estadual para 2025, um valor quase o dobro da média nacional de 2,2%. O otimismo reflete a percepção de que o estado está se consolidando como um destino promissor para investimentos privados, respaldado por R$ 85 bilhões em contratos já firmados. Gerson ressaltou que a estabilidade institucional e a segurança jurídica são fundamentais para garantir um ambiente favorável aos negócios.
Além dos grandes investimentos, como os das indústrias de celulose, o presidente mencionou a liberação de mais de R$ 2,4 bilhões em crédito pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), que tem contribuído para o fomento econômico da região. Gerson também sublinhou o avanço da agroindustrialização, com a diversificação das cadeias produtivas, como a suinocultura, piscicultura, etanol de milho e a produção de laranja, que deve beneficiar cidades com solo menos favorável à soja e milho.
Gerson Claro também ressaltou que, em 2024, Mato Grosso do Sul bateu recorde na abertura de novas empresas, com 11.164 registros, um aumento de 10,34% em comparação com 2023. Esse crescimento é reflexo de um ambiente de negócios promissor, com a geração de empregos, como os quase 30 mil novos postos de trabalho criados pela inauguração da maior fábrica de celular em linha única do mundo, em Ribas do Rio Pardo.
No cenário nacional, o Rio Grande do Sul também se destaca, com uma projeção de crescimento de 4,0% para 2025, enquanto estados do Centro-Oeste, como Goiás (3,7%) e Mato Grosso (3,3%), continuam a ser impulsionados pelo agronegócio e pelo fortalecimento das atividades industriais.
