|
Hoje é Terça-feira, 11 de Novembro de 2025.
Os eleitores que não participaram do segundo turno das eleições municipais, realizado em outubro de 2024, têm até hoje, terça-feira (7), para justificar sua ausência. O prazo também se aplica aos brasileiros que estavam fora do país e não puderam votar.
A justificativa pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, disponível nas plataformas Google Play e App Store, ou pelo Sistema Justifica e pelo Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) nos portais da Justiça Eleitoral. Para completar a solicitação, o eleitor deverá anexar documentos que comprovem a impossibilidade de comparecimento, como bilhetes de passagens, cartões de embarque, atestado médico, entre outros. Caso o eleitor não tenha comparecido, mas estava em sua cidade, também precisará justificar a falta.
Quem não justificar ou apresentar justificativa inválida estará sujeito a uma multa. Se não pagar a multa, o eleitor não conseguirá obter a certidão de quitação eleitoral. Caso falte ao voto ou não apresente justificativa por três eleições consecutivas sem quitar a multa, o título eleitoral será cancelado. A falta de regularização impede, ainda, o cidadão de assumir cargos públicos, obter passaporte, renovar matrícula em instituições de ensino e obter empréstimos em bancos públicos.
