|
Hoje é Terça-feira, 11 de Novembro de 2025.
Em 2024, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) emitiu 294.267 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), sendo 15% delas, ou 38,8 mil, provisórias, representadas pelas Permissões para Dirigir (PPD). Este documento permite que condutores recém-habilitados dirijam por 12 meses, com um período de observação sobre seu comportamento no trânsito.
De acordo com o Diretor de Habilitação, Luiz Fernando Ferreira, é essencial que o condutor utilize a PPD com responsabilidade. Para obter a CNH definitiva após o período de um ano, o motorista não pode ter cometido infrações graves, gravíssimas ou reincidência em infrações médias. Caso contrário, o processo de habilitação deverá ser reiniciado, incluindo cursos e exames, conforme o Art. 148 do Código de Trânsito Brasileiro.
O Detran-MS também registrou 131.561 exames práticos realizados ao longo do ano, além de 282,6 mil exames médicos e 102,1 mil exames psicológicos. A demanda por renovação e inclusão do Exerce Atividade Remunerada (EAR) no documento também aumentou, com cerca de 18% das renovações solicitando a alteração, representando um crescimento em relação a 2023.
