|
Hoje é Terça-feira, 11 de Novembro de 2025.
Com o crescimento dos empreendimentos inovadores, Mato Grosso do Sul se destaca nacionalmente, ocupando o 3° lugar no ranking de apoio a negócios inovadores, atrás apenas do Rio Grande do Sul e Rondônia. O levantamento foi realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), que avalia dados sobre aceleradoras, incubadoras e parques tecnológicos em cada estado, considerando o número de iniciativas para cada 1 milhão de habitantes.

Programas como o Tecnova e o Centelha, da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), têm sido fundamentais para impulsionar o desenvolvimento de novos negócios, permitindo que pesquisadores e empreendedores contem com o apoio necessário para inovar e crescer. A farmacêutica Denise Bretan, responsável pela Arandu Biotecnologia, compartilha a experiência de seu projeto, que desenvolve um corante natural e sustentável a partir de microrganismos do Pantanal, demonstrando o potencial da inovação para mercados como o alimentício e cosmético.

Além do campo da biotecnologia, outro exemplo de sucesso é a "República das Arteiras", idealizada por Ivani Grance, que conecta costureiras e consumidores com serviços personalizados. O projeto, inicialmente criado para atender à demanda da pandemia, hoje conta com uma plataforma que reúne costureiras de diferentes estados e segue beneficiando profissionais como Nalva Santos, que transformaram suas vidas e negócios a partir dos investimentos do Governo do Estado.
