Fernanda Torres tornou-se a primeira brasileira a vencer o Globo de Ouro na categoria de melhor atriz em filme de drama, prêmio conquistado na noite deste domingo (5), em Los Angeles. A atuação da atriz em Ainda Estou Aqui, lançado em novembro de 2024, desbancou performances de grandes nomes de Hollywood, como Nicole Kidman (Babygirl), Angelina Jolie (Maria Callas), Kate Winslet (Lee) e Pamela Anderson (The Last Showgirl).
O filme, dirigido por Walter Salles, é uma adaptação do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, que narra a trajetória de sua mãe, Eunice Paiva, durante a ditadura militar, após o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva. Eunice foi interpretada por Fernanda Torres e sua mãe, Fernanda Montenegro, em diferentes fases da vida. Selton Mello deu vida a Rubens Paiva, enquanto Maeve Jinkings, Marjorie Estiano, Camila Márdila, Dan Stulbach e Humberto Carrão completaram o elenco.
Em seu discurso emocionado, Torres agradeceu ao diretor e à sua mãe: "Eu quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro, meu amigo. Que história, Walter! E, é claro, quero dedicar este prêmio à minha mãe. Ela estava aqui há 25 anos. Isso prova que a arte permanece." A atriz também destacou a relevância do filme: "É uma obra que nos ajuda a refletir sobre como sobreviver em tempos difíceis."
Apesar de todo o reconhecimento, Ainda Estou Aqui não venceu na categoria de melhor filme em língua não inglesa, prêmio que foi para o francês Emilia Pérez, de Jacques Audiard, destaque da noite com 10 indicações. O filme brasileiro, entretanto, já foi visto por 3 milhões de espectadores no país e segue conquistando elogios no circuito internacional.