| Hoje é Terça-feira, 11 de Novembro de 2025.

MS avança no combate ao HIV com ações de prevenção e tratamento

Em 2024, o estado distribuiu mais de 2,3 milhões de preservativos e 120 mil testes rápidos, com foco na redução da transmissão e aumento da testagem.
Ampliar
Distribuição de preservativos e testes rápidos fortalece o combate ao HIV e Aids em Mato Grosso do Sul, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce. Foto: Divulgação/SES Por: Editorial | 03/01/2025 14:38

O ano de 2024 foi marcado por importantes avanços no combate ao HIV em Mato Grosso do Sul. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) distribuiu mais de 2,3 milhões de preservativos externos, 40 mil preservativos internos e 120 mil testes rápidos para HIV, reforçando o compromisso com a prevenção e o diagnóstico precoce. Além disso, foram fornecidas 4 mil latas de fórmula infantil para crianças expostas ao HIV, ampliando as ações para prevenção da transmissão vertical.

As estratégias de saúde também incluíram a ampliação da testagem rápida nas unidades básicas de saúde, bem como a oferta de profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP). Atualmente, 10.936 pessoas vivendo com HIV em Mato Grosso do Sul estão em tratamento pelo sistema de saúde estadual.

Danielle Tebet, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, destacou que o governo tem investido não apenas em insumos, mas também em conscientização e acesso, visando proporcionar dignidade às pessoas vivendo com HIV. Ela enfatizou que diagnósticos precoces e tratamentos oportunos são essenciais para reduzir a transmissão do vírus e garantir cuidados integrais e humanizados.

Indetectável é igual a intransmissível

Em nível nacional, cerca de 700 mil pessoas estão em tratamento, segundo o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde. Em Mato Grosso do Sul, foram registrados 628 novos casos de HIV em 2024, com 321 deles diagnosticados como Aids e 157 mortes em decorrência da doença.

O setor de Vigilância Epidemiológica da SES ressaltou que o tratamento oportuno e o combate ao estigma são essenciais para enfrentar o desafio da epidemia. Além disso, explicou que a Aids, que é causada pelo vírus HIV, pode ser transmitida por meio de relações sexuais desprotegidas, transfusões de sangue contaminado, de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação, e pelo uso compartilhado de objetos perfurocortantes.

É importante destacar que ter o HIV não significa ter Aids. A Aids é o estágio avançado da infecção, quando o sistema imunológico está gravemente comprometido. Contudo, com tratamento antirretroviral, o HIV pode se tornar indetectável, o que, de acordo com estudos recentes, significa que o vírus também não será transmitido sexualmente. 


Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /www/wwwroot/portaldoconesul.com.br/ler.php on line 179



PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: