| Hoje é Quarta-feira, 10 de Setembro de 2025.

Mercado de arroz em 2024 oscilações de preços e impactos climáticos marcam o ano

Catástrofe climática no Rio Grande do Sul e leilões de importação geram incertezas e flutuações nos preços do arroz.
Ampliar
Safra de arroz 2023/24 no Brasil aumentou a área plantada, mas a produtividade caiu em meio a desafios climáticos e flutuações no mercado. Foto: Divulgação Por: Editorial | 02/01/2025 13:50

O mercado de arroz viveu um ano de grandes oscilações em 2024, refletindo tanto fatores climáticos quanto mudanças nas políticas de importação. De acordo com levantamento do Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea), o início do ano foi marcado por uma forte queda nos preços, motivada pela expectativa de aumento da oferta. No entanto, o cenário foi rapidamente alterado no final de abril, quando uma catástrofe climática no Rio Grande do Sul gerou incertezas sobre as perdas na colheita e no estoque, elevando os preços de forma abrupta.

PARA SEGUIR O PORTAL DO CONESUL NO INSTAGRAM, CLIQUE AQUI!

A turbulência no mercado foi ainda intensificada por notícias sobre leilões públicos para importação de arroz beneficiado, o que manteve as cotações altas até meados de novembro. No entanto, as flutuações no setor voltaram a se enfraquecer no encerramento do ano, segundo dados do Cepea.

Na safra 2023/24, o Brasil cultivou 1,61 milhão de hectares de arroz, um aumento de 8,6% em relação à temporada anterior. Apesar do aumento na área plantada, a produtividade foi estimada em 6,59 toneladas por hectare, o que representa uma redução de 2,8% em comparação a 2023. Isso resultou em uma produção de 10,59 milhões de toneladas, com um crescimento de 5,52% sobre a safra anterior, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). (Informações Globo Rural)


Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /www/wwwroot/portaldoconesul.com.br/ler.php on line 179



PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: