|
Hoje é Sábado, 14 de Fevereiro de 2026.
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, destacou em entrevista concedida à imprensa na Câmara Municipal, logo após sua posse, que realizará uma auditoria no Fundo de Saúde. A medida foi anunciada após questionamentos sobre a possível existência de um déficit nas contas do setor.
“Ainda não sabemos a situação real, mas uma das primeiras medidas será realizada uma auditoria no Fundo de Saúde para entender exatamente o cenário, inclusive o apontamento de um rombo de R$ 70 milhões que foi mencionado. Só assim poderemos tomar atitudes assertivas”, afirmou.
No setor da saúde, Marçal também anunciou mudanças estruturais que serão resolvidas de forma imediata, como a fusão da Secretaria de Saúde e da Fundação de Saúde.
“Já montamos estratégias que começaremos a implementar imediatamente. Uma das primeiras ações será estabelecida um comando único para a saúde. Hoje, temos a Secretaria de Saúde e a Fundação de Saúde, que não se comunicam especificamente, funcionando como estruturas básicas. Isso acaba prejudicando a população. Por exemplo, às vezes havia insumos e medicamentos na Secretaria, mas não na Fundação, e isso gerava falta. A partir de agora, haverá um comando único”, explicou o prefeito, ressaltando que a Fundação continuará sendo de direito privado, mas será vinculada à Secretaria.
Questionado sobre a possibilidade de fusão de outras secretarias na administração, Marçal afirmou que há essa possibilidade, mas que será analisada com cautela.
“Isso não está no radar, mas não será feito de imediato, pois depende do projeto de lei”, mencionado.
O prefeito também destacou sua intenção de trabalhar em harmonia com a Câmara Municipal, lembrando sua experiência anterior como vereador no município.
“Já fui vereador, deputado estadual e federal, então entendo bem o papel do Legislativo e as necessidades dos vereadores. Quero um trabalho harmonioso entre os poderes. Quando o Executivo vai bem, o Legislativo também vai. Todos os projetos que enviarei à Câmara serão de interesse da população, e espero respaldo para essas iniciativas”, concluiu.
