|
Hoje é Terça-feira, 11 de Novembro de 2025.
O Brasil perdeu nesta quinta-feira (27), aos 80 anos, o ator Ney Latorraca, vítima de sepse pulmonar devido ao agravamento de um câncer de próstata. Com uma carreira de quase seis décadas, Latorraca se destacou no teatro, na TV e no cinema, marcando a história da arte brasileira.
Em vida, o ator decidiu deixar sua herança para causas sociais, destacando seu compromisso com instituições que atuam nas áreas de cultura e saúde. Sem filhos, Latorraca foi casado por 30 anos com a também atriz e diretora Edi Botelho. Em entrevistas passadas, o artista revelou que chegou a considerar a paternidade durante o casamento com Inês Galvão, mas optou por não ter filhos.
Ney foi claro sobre seu desejo de beneficiar instituições que auxiliam pessoas em situações de vulnerabilidade. Em 1996, ele formalizou seu testamento com a orientação de um advogado, direcionando sua herança a organizações como o Retiro dos Artistas, a ABBR (Associação Beneficente de Reabilitação), o GAPA de Santos (Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS) e a Hanseníase de Campo Grande.
Em uma entrevista ao portal UOL, Ney destacou que sua decisão foi motivada pela vontade de deixar um legado que ultrapassasse sua obra artística. "Acho que as cortinas se abrem e os aplausos, se eles vierem, não virão mais só pelo trabalho de ator, mas também por uma atitude como cidadão", afirmou.
