| Hoje é Sexta-feira, 27 de Dezembro de 2024.

Dino manda suspender pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas ao Congresso

Decisão do ministro Flávio Dino também determina abertura de inquérito para apurar possíveis desvios de recursos públicos
Ampliar
Decisão do STF suspende pagamento de emendas sem transparência e pede investigação sobre possíveis desvios. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado) Por: Editorial | 23/12/2024 14:06

 ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou, nesta segunda-feira (23), a suspensão do pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas de comissões que não identificam os parlamentares responsáveis. A decisão também inclui a abertura de um inquérito policial para investigar possíveis desvios de recursos públicos.

Dino destacou que o pagamento dessas emendas, consideradas sem rastreabilidade, é "paradoxal" diante dos recentes cortes de gastos pelos Poderes Executivo e Legislativo. Ele criticou a falta de transparência, rastreabilidade e eficiência na aplicação de recursos bilionários.

As emendas parlamentares, destinadas a projetos locais por deputados e senadores, têm gerado disputas entre os Poderes. A falta de transparência tem motivado decisões do STF e dificultado a aprovação de medidas do Executivo no Congresso Nacional. Recentemente, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), suspendeu reuniões de comissões em retaliação à demora na liberação dos recursos.

Dino reforçou que casos recorrentes de má gestão, como obras malfeitas e desvios identificados por órgãos de controle, além de apreensões de dinheiro ilícito, não são compatíveis com a ordem constitucional e exigem atuação rigorosa do STF.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: