|
Hoje é Terça-feira, 11 de Novembro de 2025.
Um estudo publicado em outubro na revista Plos One sugere que a capacidade de manter o equilíbrio em uma perna só pode ser um indicador importante da saúde à medida que envelhecemos. Essa habilidade exige a integração de diversos sistemas, como o visual e o vestibular, além de um controle neuromuscular eficiente, todos os quais tendem a se deteriorar com o tempo. Por isso, o equilíbrio pode refletir de forma precisa o estado geral da pessoa à medida que envelhece.
A pesquisa, realizada nos Estados Unidos, investigou qual das capacidades físicas mais comumente associadas ao envelhecimento se deteriora mais rapidamente. Para isso, os cientistas avaliaram 40 pessoas saudáveis divididas em dois grupos, um com mais de 65 anos e outro com menos de 65 anos.
Os participantes foram submetidos a diversos exames para analisar aspectos como força de preensão manual, mudanças na marcha e equilíbrio. Quatro testes de equilíbrio foram realizados: manter-se de pé com os olhos abertos, manter-se de pé com os olhos fechados, equilibrar-se com a perna direita e equilibrar-se com a perna esquerda.
