|
Hoje é Terça-feira, 11 de Novembro de 2025.
Saborear um filé da cauda, um lombo ou uma costela de jacaré já é uma realidade no estado de São Paulo. O frigorífico localizado em Porto Feliz, a cerca de 120 km da capital, tornou-se o segundo do Brasil a ser inspecionado pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Com a nova certificação, a carne de jacaré-de-papo-amarelo pode ser comercializada nacionalmente.

O veterinário do Mapa, Luís Felipe Lopes Conceição, responsável pela inspeção no local, destaca a semelhança do manejo com outros frigoríficos, como os de bovinos, mas ressalta os cuidados especiais devido à natureza predadora dos jacarés. “Embora sejam criados em cativeiro, o que garante controle e qualidade, os riscos existem, e a segurança é primordial”, afirma. Ele realiza inspeções antes e após o abate, garantindo conformidade com o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA).
Luís Bassetti, veterinário responsável pelo manejo no criadouro, explica que a adesão ao SIF busca expandir a comercialização da carne de jacaré e de outros produtos da empresa, como pescado. O frigorífico de Porto Feliz se junta ao maior frigorífico de jacarés do mundo, localizado em Corumbá, Mato Grosso do Sul, consolidando o Brasil como referência nesse mercado. (Informações Canal Rural)
