|
Hoje é Terça-feira, 11 de Novembro de 2025.
A Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead) instituiu, nesta quarta-feira (18), o Programa de Integridade, uma medida estratégica para garantir mais transparência, fortalecer as regras para servidores e público externo, e prevenir casos de corrupção e fraude. A nova iniciativa, criada em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE), promete ser uma ferramenta crucial para a modernização e o aprimoramento da gestão pública no estado.
A secretária Patrícia Cozzolino explicou que o Programa de Integridade visa reforçar princípios fundamentais como equidade, legalidade, impessoalidade, moralidade, transparência e eficiência nas ações da pasta. “O programa foi desenvolvido com o objetivo de estruturar um conjunto de regras que melhorem a governança tanto nas contratações públicas quanto no desenvolvimento dos programas, promovendo condutas baseadas em padrões éticos, legais e na transparência”, disse.

Responsável pelo controle interno da Sead, a auditora Elda Guimarães da Silveira detalhou que o programa terá validade de dois anos (2025-2026) e contará com diversas ações voltadas para a ética, a integridade e a transparência. “Hoje estamos divulgando o programa, que já está publicado no Diário Oficial e no site da Sead. No próximo ano, começaremos a implementação prática das ações, com a colaboração de todos os servidores”, afirmou.

A Sead é a pasta responsável por coordenar e fiscalizar as políticas de Assistência Social, Direitos Humanos e Orientação e Defesa do Consumidor no estado. Entre os programas da secretaria, destacam-se o Mais Social, a distribuição de cestas alimentares para indígenas, o Supera, Energia Social e o Cuidar de Quem Cuida.
