|
Hoje é Sábado, 14 de Fevereiro de 2026.
Na noite da útima segunda-feira (16), a Câmara Municipal de Naviraí foi palco da cerimônia de diplomação do prefeito, vice-prefeito, vereadores e primeiros suplentes eleitos para o mandato 2025-2028. O evento, organizado pelo Fórum Eleitoral de Naviraí, contou com a presença de autoridades como o juiz eleitoral Dr. Eduardo Lacerda Trevisan, a promotora de Justiça Eleitoral Dra. Letícia Rossana Pereira Ferreira Berto de Almada, representante da 8ª Subseção da OAB de Naviraí Dra. Anna Maura Schulz Alonso Flores, e a chefe do Cartório Eleitoral, Sirlene Shiota.

Em seu discurso, o juiz eleitoral Eduardo Trevisan destacou a importância do trabalho realizado pela Justiça Eleitoral para garantir o processo democrático, desde o planejamento das eleições até a decisão com a diplomação dos eleitos. Ele enfatizou o caráter renovador da política no âmbito executivo e legislativo, em todas as esferas de governo, e celebrou o aumento da representatividade feminina no legislativo de Naviraí.
“É muito auspicioso ver a eleição de quatro mulheres em nosso município”, declarou.Por fim, fez um apelo às novas lideranças: “Que os eleitos exercem seus mandatos com honestidade e responsabilidade, colocando o interesse da população acima de tudo”.

A promotora de Justiça Eleitoral, Dra. Letícia Rossana, reforça que a diplomação é a certificação oficial de que os candidatos estão aptos a assumir seus encargos, mas alerta que eventuais irregularidades ainda podem ser objeto de análise judicial. “A diplomação não encerra o compromisso com a legalidade e a transparência, que deve nortear a gestão pública”, frisou.

O prefeito eleito, Rodrigo Sacuno, agradeceu à sua família, amigos e aliados políticos pelo apoio durante a campanha. Em especial, destacou o papel de sua esposa, Naíza Alessandra, e dos filhos, que considera sua maior inspiração. Também falou do legado de seus pais, Massuo Sacuno e Maria de Lurdes Sacuno, que, segundo ele, ensinaram os valores do trabalho duro e da honestidade. “Peço a Deus, forças e discernimento para seguir firme nesta jornada e honrar a confiança da população”, declarou.
A cerimônia marcou não apenas a formalização dos mandatos, mas também um momento de celebração da democracia e de compromisso com a ética e o bem público. Os olhares agora se voltam para os desafios e responsabilidades que os novos gestores e legisladores assumirão nos próximos quatro anos.
