Na manhã desta segunda-feira (16), cerca de cinco mil agricultores e pecuaristas se reuniram em Madri para protestar contra o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Convocada pela Associação Agrária de Jovens Agricultores (Asaja) e pela Coordenação de Organizações de Agricultores e Pecuaristas (Coag), a manifestação, marcada por apitos, fogos de artifício e cartazes, começou às 11h, no horário europeu.
Os manifestantes expressaram sua insatisfação com a "falta de respostas eficazes" aos desafios do setor agro, destacando as importações de produtos agrícolas a preços baixos e que não seguem as regulamentações europeias. Palavras de ordem como "RIP" e caricaturas da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reforçaram o tom crítico do evento.
Com 80 ônibus mobilizados para levar manifestantes de diversas regiões da Espanha, as organizações planejam intensificar os protestos, buscando pressionar o governo e a União Europeia a reverem suas políticas comerciais.