O preço do boi gordo registrou nova queda nas praças paulistas nesta quarta-feira (11/12), sendo cotado a R$ 320 a arroba em Barretos e Araçatuba, uma redução de R$ 5 em relação ao dia anterior, conforme levantamento da Scot Consultoria. Segundo a empresa, o mercado parece estar com a oferta equilibrada, e o escoamento da carne permanece morno. Os compradores têm pressionado os vendedores com ofertas abaixo da referência, encontrando resistência para concluir as negociações.
Dados do IBGE indicam que o abate de bovinos alcançou o recorde histórico de 10,37 milhões de animais no terceiro trimestre deste ano, um aumento de 15,3% em relação ao mesmo período de 2023. Este aumento ocorre em um cenário de recorde nas exportações, que atingiram 706,43 mil toneladas, um crescimento de 30,6% comparado ao terceiro trimestre de 2023.
Em Mato Grosso, maior produtor de carne do Brasil, o abate de bovinos no acumulado até novembro deste ano totalizou 6,84 milhões de cabeças, também atingindo um recorde histórico, apesar da queda de 6,10% em comparação com o mês anterior, conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). (Informações Globo Rural)