|
Hoje é Terça-feira, 11 de Novembro de 2025.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será submetido a um novo procedimento médico nesta quinta-feira (12), após a operação realizada na terça-feira (10). Trata-se de uma embolização de artéria meníngea média, que tem como objetivo bloquear o fluxo sanguíneo entre artérias no cérebro, prevenindo um possível novo sangramento, como o que levou o petista a ser operado.
De acordo com Roberto Kalil Filho, médico pessoal de Lula, a embolização já estava prevista desde a primeira intervenção e é uma medida rotineira para casos semelhantes. O procedimento será realizado no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo e deve durar cerca de uma hora. O médico afirmou que a intervenção tem baixo risco e que a expectativa é que não haja impacto na alta do presidente, prevista para o início da próxima semana.
Lula foi internado na segunda-feira (9) após sentir mal-estar e dores de cabeça. Uma ressonância magnética revelou uma hemorragia intracraniana decorrente de um acidente domiciliar em outubro. O presidente passou por uma cirurgia de trepanação em São Paulo, onde foram feitas perfurações no crânio e colocado um dreno para eliminar o sangue acumulado. Kalil Filho destacou que o presidente apresentou boa evolução no pós-operatório e está com todas as funções neurológicas preservadas.
