|
Hoje é Sábado, 14 de Fevereiro de 2026.
O governador Eduardo Riedel recebeu, nesta quarta-feira (11), uma comitiva de Okinawa, Japão, que está em Campo Grande para promover workshops sobre culinária, esportes e artes marciais. A visita reforça os laços culturais e abre caminho para futuras parcerias comerciais entre Mato Grosso do Sul e a província japonesa.

Riedel destacou a importância da integração, citando a influência cultural da colônia okinawana no Estado, especialmente na culinária com o sobá. Ele também anunciou planos para uma visita oficial a Okinawa no primeiro semestre de 2025, onde tratará da Rota Bioceânica, que reduzirá em 14 dias o transporte marítimo até o Japão e outros mercados asiáticos. Durante o encontro, Masashi Yamazato, chefe da Divisão Internacional de Okinawa, agradeceu a hospitalidade e a disposição do Estado em estreitar relações.

A comitiva realizará workshops entre os dias 11 e 13 de dezembro. Nos dois primeiros dias, professores ensinarão karatê a crianças da Cidade dos Meninos, na sede da Associação Okinawa de Campo Grande. Na sexta-feira (13), será ministrada uma oficina de culinária no Senac, onde os participantes aprenderão a preparar o sobá original de Okinawa.
