|
Hoje é Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025.
O Governo do Mato Grosso do Sul utiliza um diagnóstico detalhado da população estadual como ferramenta estratégica para a promoção da inclusão social, redução de desigualdades e melhoria da qualidade de vida. O estudo foi tema de um artigo publicado na revista do Fórum de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas).
O texto, assinado por Patrícia Cozzolino, secretária de Estado da Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead-MS), Kamilla Terezinha Florêncio Nunes, superintendente da Política de Assistência Social (SUPAS), e Cristina Barros de Miranda, coordenadora de Apoio à Gestão do Sistema Único da Assistência Social, destaca os resultados do levantamento e sua relevância na formulação de políticas públicas.

Realizado pela Sead em parceria com a Superintendência de Inteligência de Dados (SID) e a Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem/Segov), o diagnóstico abrangeu os 79 municípios do estado, com informações do CadÚnico e do programa Mais Social. O trabalho resultou na criação do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), que considera três dimensões: infraestrutura urbana, capital humano e renda/trabalho.

Segundo o artigo, o IVS permite identificar áreas prioritárias, ajudando a articular políticas públicas intersetoriais para enfrentar desafios e atender às necessidades da população vulnerável.
