|
Hoje é Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025.
Uma jaguatirica macho foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (6) às margens da BR-060, entre os municípios de Dois Irmãos do Buriti e Maracaju. O animal, que estava deitado no acostamento da rodovia, deixou manchas de sangue no asfalto.
O trecho onde o animal foi encontrado não conta com placas de travessia para animais silvestres, apenas para gado. A região, repleta de plantações de soja, tem registrado alta incidência de atropelamentos de fauna.
Kwok Chiu Cheung, biólogo e superintendente executivo da Fundação Neotrópica do Brasil, explicou que a jaguatirica pode ser confundida com um filhote de onça, mas, pela sua coloração e padrões de manchas no corpo, trata-se de uma jaguatirica, uma espécie com ampla distribuição em Mato Grosso do Sul.
Ele ressaltou a importância de medidas para reduzir os atropelamentos de fauna, já que esse tipo de acidente é recorrente em áreas com plantios intensivos.
O levantamento do ICAS (Instituto de Conservação de Animais Silvestres) apontou que entre 2017 e 2020, mais de 2 mil animais silvestres foram atropelados nas rodovias do estado. De maio de 2023 a 2024, 2.300 animais foram vítimas de atropelamentos entre Campo Grande e a ponte do Rio Paraguai.
