| Hoje é Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025.

Jaguatirica é encontrada morta às margens da BR-060 em MS

Jaguatirica foi encontrada sem vida em trecho sem sinalização de travessia de fauna, uma das áreas de risco de atropelamento.
Ampliar
Carcaça da jaguatirica encontrada às margens da BR-060, onde o risco de atropelamentos é alto devido à falta de sinalização específica para animais silvestres. (Foto: Henrique Kawaminami) Por: Editorial | 06/12/2024 16:36

Uma jaguatirica macho foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (6) às margens da BR-060, entre os municípios de Dois Irmãos do Buriti e Maracaju. O animal, que estava deitado no acostamento da rodovia, deixou manchas de sangue no asfalto.

O trecho onde o animal foi encontrado não conta com placas de travessia para animais silvestres, apenas para gado. A região, repleta de plantações de soja, tem registrado alta incidência de atropelamentos de fauna.

Kwok Chiu Cheung, biólogo e superintendente executivo da Fundação Neotrópica do Brasil, explicou que a jaguatirica pode ser confundida com um filhote de onça, mas, pela sua coloração e padrões de manchas no corpo, trata-se de uma jaguatirica, uma espécie com ampla distribuição em Mato Grosso do Sul.

Ele ressaltou a importância de medidas para reduzir os atropelamentos de fauna, já que esse tipo de acidente é recorrente em áreas com plantios intensivos.

O levantamento do ICAS (Instituto de Conservação de Animais Silvestres) apontou que entre 2017 e 2020, mais de 2 mil animais silvestres foram atropelados nas rodovias do estado. De maio de 2023 a 2024, 2.300 animais foram vítimas de atropelamentos entre Campo Grande e a ponte do Rio Paraguai.


Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /www/wwwroot/portaldoconesul.com.br/ler.php on line 179



PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: